top of page
Linha_Azul.png
As Ruas de Gramado (RS)

Descubra como as ruas de Gramado (RS) podem arrebatar a sua alma e conheça algumas das mais belas delas!

Palavras-chave

O que verem Gramado (RS), O que fazer em Gramado (RS), Pontos turísticos em Gramado (RS), arquitetura de Gramado (RS), ruas de Gramado (RS), principais ruas de Gramado (RS)

Categorias do blog

Tudo sobre Resorts

Para quem viaja só

Viagem com os amigos

Viagem em Família

Viagens Românticas

Documentação

Dicas de viagem

Assinar newsletter

Por favor verifique se todos os campos foram corretamente preenchidos.

Newsletter assinada com sucesso!

Artigos recentes
Viagem Romântica para Gramado (RS)
Viagem Romântica para Gramado (RS)

Viagem Romântica para Gramado (RS)

Quais experiências românticas você viverá em um dia típico em Gramado? Descubra!
Viagem Romântica para Gramado (RS)
Viagem em família a Gramado (RS)
Viagem em família a Gramado (RS)

Viagem em família a Gramado (RS)

Um apanhado geral das experiências incríveis que Gramado reserva para toda a família!
Viagem em família a Gramado (RS)
Viagem com os amigos para Gramado (RS)
Viagem com os amigos para Gramado (RS)

Viagem com os amigos para Gramado (RS)

Junte a galera e viaje para viver momentos épicos em Gramado!
Viagem com os amigos para Gramado (RS)

As Ruas de Gamado e o seu efeito na alma!


Assim como ocorre nas mais belas cidades do mundo, as ruas de Gramado são um ponto turístico em si mesmas e ao mesmo tempo muito mais do que isso.


Constatando que a arquitetura contemporânea se degenerou em nome da eficiência, da economia e até mesmo da ideologia, Sir Roger Scruton - um dos mais importantes pensadores contemporâneos - se perguntou:


Por quais caminhos deve o homem contemporâneo andar para deparar-se com coisas belas? Quão longa é a distância até que esteja na presença de obras ou estruturas que lhe possam arrebatar o espírito e confortar a alma desgastada pelo mundo atual? Onde habita a beleza deste século?

De acordo com ele, os efeitos da beleza são capazes de atingir nossos sentimentos e memória, chegando a nos modificar enquanto pessoas. Ele defendia que a arquitetura que nos rodeia é parte integral de quem somos, de como agimos e da maneira como encaramos a experiência humana.


Dentre as diversas manifestações do belo como a música e a arte, a arquitetura foi um dos temas principais de estudo de Sir Scruton devido a relevância que dava a ela.


Para Sir Scruton a arquitetura de um lugar não apenas reflete, mas molda as pessoas que ali habitam como se fosse algo vivo que participa da vida cotidiana e interior das pessoas.


Basicamente a ideia é que quanto mais feia, fria e sem alma é a arquitetura de um lugar, mais desumanos, insensíveis e infelizes tendem a ser aqueles que ali habitam. Da mesma maneira, uma arquitetura bela, quente e dotada de alma produziria pessoas propensas as nobres virtudes.


Teoricamente é possível discordar de Sir Scruton em relação ao poder da arquitetura na vida humana, contudo, basta uma visita a Gramado para se deparar com a simples verdade que ele defendia de maneira irrefutável.


A arquitetura de Gramado muda a nossa percepção de tempo: cada esquina, cada canteiro florido, cada lojinha e edificação nos convidam a um caminhar mais lento, a um olhar atento e a apreciação do belo que produzem um sentimento de gratidão e felicidade por simplesmente estar ali e a reflexões interiores inspiradas pela aura de elevada harmonia da cidade.


Certamente é uma experiência muito distinta daquela a qual estamos acostumados na maioria das cidades brasileiras, onde o concreto, o aço, o caos e a desarmonia presente nas edificações fazem com que busquemos desviar o olhar, apressar o passo e abaixar a cabeça, quase que como se estivéssemos evitando prestar atenção aos lugares que nos cercam.


Uma bituca de cigarro, um copo plástico ou uma sacola de supermercado lançados ao chão parecem próprios das cidades a quais nos acostumamos, percepção que automaticamente se transforma em Gramado.


O sentimento é de que estamos em um lugar imaculado pela beleza e que os mesmos objetos lançados ao chão seriam ali um pecado, uma agressão grave a beleza, sentimo-nos compelidos a preservá-la.


Nos sentimos indiferentes em cidades comuns, sentimento que em Gramado se transforma, por lá sentimo-nos compelidos a protegê-la como algo de grande valor e estima, como se fizéssemos parte dela e ela de nós.


Gramado evoca em nós uma espécie de aprofundamento da experiência humana: como se o prazer de estar na companhia de nossos filhos fosse ainda maior, como se o amor romântico que sentimos pelo nosso par fosse amplificado ou algo do tipo. Tudo fica mais colorido, feliz e em paz em meio a beleza, a harmonia e a alma de Gramado.


Este talvez seja o maior motivo pelo qual Gramado se tornou um dos destinos turísticos mais visitados, apreciados e desejados do Brasil. Ainda que muitas pessoas talvez não saibam explicar o porquê ou refletir sobre o poder que a arquitetura de Gramado tem sobre elas, elas simplesmente sentem e isto é tudo.


Por quais caminhos deve o homem contemporâneo andar para deparar-se com coisas belas?

Uma boa resposta para dar a Sir Scruton seria: Gramado.


As Ruas de Gamado


Bora fazer um passeio virtual por apenas algumas das belas ruas de Gramado?


Av. Borges de Medeiros – Rua Coberta e Palácio dos Festivais



Rua João Alfredo Schneider




Rua Torta (R. Emílio Sorgetz)




Av. Borges de Medeiros




Av. Borges de Medeiros (Igreja Matriz)




R. São Pedro (Câmara de Vereadores)




Av. das Hortênsias (Prefeitura)




Av. das Hortênsias esquina com Av. Borges de Medeiros (Praça Major Nicoletti – fundador)




Quer sentir e viver as ruas de Gramado como nenhuma imagem será capaz de lhe ajudar a fazer?

bottom of page